sexta-feira, 9 de abril de 2010

TSUNAMI PREVISTO PARA O NORDESTE



Catástrofes naturais vêm tomando proporções devastadoras nos quatro cantos do planeta, marcando de forma trágica o início do ano de 2010. Enchentes, terremotos, tsunamis, furacões e deslizamentos de terra são alguns dos fenômenos
naturais temidos por todos nós, porém, esses fenômenos vêm ganhando proporções assustadoras procedentes dos impactos ambientais negativos causados pelo homem, acelerando ainda mais o processo natural de transformação e destruição do planeta.

Estudos realizados pelo cientista americano Steven Ward, da Universidade da Califórnia, apontam possibilidades da passagem de um Tsunami na região brasileira causada por uma possível erupção do vulcão Cumbre Vieja, localizado na Ilha La Palma, no arquipélago das Ilhas Canárias, perto da costa africana. O vulcão entrou em atividade pela ultima vez em meados do século XVIII, e estudos apontam que seu ciclo de vida é de 250 anos, ou seja, o vulcão adormecido está prestes a acordar.

Os cientistas previram que com a erupção vulcânica haverá um deslizamento de terra para dentro do mar formando uma grande onda de aproximadamente 100 metros que devastaria a costa da África noroeste, com um tsunami de trinta a cinqüenta metros alcançando a costa leste da América do Norte muitas horas depois, causando devastação costeira em massa e a morte de prováveis milhões de pessoas. Especula-se também acerca da possibilidade de tal cataclismo atingir a costa norte e nordeste brasileira, fato que desperta a preocupação de algumas autoridades, tendo em vista a inexistência de qualquer mecanismo de prevenção de tsunamis no Brasil.

Segundo o pesquisador Bill McGuire, diretor do Centro de Pesquisa de Riscos Benfield Grieg, da University College of London, existe a possibilidade dessas ondas gigantes atingirem a região Norte e Nordeste do Brasil. Ele garante também que o bloco vai cair e gerar tsunamis que vão atravessar os oceanos até 19 horas depois da erupção, ondas de 4 a 18 metros iriam atingir a costa Norte e Nordeste do Brasil, do Pará à Paraíba. A ilha de Fernando de Noronha seria um dos locais onde a tsunami chegará com mais força no Atlântico Sul.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog! Tá simplesmente incrível e os posts super interessantes! Ja tem uma leitora fiel! rsrs =)

    ResponderExcluir